Novidades, Podcast

Entenda as diferenças entre Títulos Públicos Federais

 

Hoje vamos entender sobre os Títulos Públicos Federais e possíveis estratégias de investimentos para atender seus objetivos:

Título SELIC

Vamos começar com o título mais líquido, que é o Título SELIC. Se você entrar na plataforma do tesouro direto, verá que temos um tesouro Selic com vencimento para 2025, hoje (24/11/2020) está pagando a variação da Selic e mais 0,2209%. Isso quer dizer que está sendo negociado com deságio, logo o investidor que levar ao vencimento receberá mais que a variação da Selic.

 

Título NTN-B

Agora se você quer título que garante a inflação e mais uma taxa pré-fixada, você precisa dos títulos NTN-Bs, nesses hoje temos vencimentos para 2026 até 2055, e a remuneração vai de inflação (IPCA) +3,03 até +4,35%. Excelente para quem quer garantir uma rentabilidade real, ou seja, acima da inflação.

 

TÍTULOS PREFIXADOS

Agora se você acredita que a taxa básica da economia (SELIC) vai cair ainda mais, sua aposta deverá ser em títulos prefixados, que garante a taxa no momento da compra. Hoje está entre 5,40 até 8,16%a.a., dependendo da data de vencimento que vai de 2023 até 2031. Nos títulos atrelados à inflação e também nos títulos pré-fixados, há as opções de recebimentos de juros semestrais, mas cuidado, em todo cupom (juros) recebido, haverá desconto do imposto de renda.

 

Por fim, vale ressaltar que que todo título pode ser vendido antes do vencimento, mas nesse caso não há garantia do retorno prometido, pois os títulos sofrerão o efeito de marcação a mercado que está diretamente relacionado com a oferta e procura. Investimentos em Títulos Públicos Federais tem baixíssimo risco de crédito, pois o risco é soberano (governo).

Bons investimentos!

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

 

Postagens Relacionadas