Novidades, Podcast

Diferenças entre Caderneta de Poupança e CDB

 

Hoje eu vou explicar a diferença entre a Caderneta de Poupança e o CDB (Certificado de Depósito Bancário), os dois são investimentos muito acessíveis para todos os investidores, vou dar exemplos para o investidor pessoa física.

 

Caderneta de Poupança

Na Caderneta de Poupança, a remuneração é igual para todos os investidores, a saber, como estamos com a Selic abaixo de 8,5% ela vai pagar 70% da Selic e mais a TR ao ano, e proporcional ao mês. O investidor pessoa física não paga imposto de renda,  sendo assim, é simples, o dinheiro que aparece no extrato já é líquido.

Muito bem, a rentabilidade da Caderneta de Poupança só é creditada nos aniversários e para ter rentabilidade precisa cobrir o ciclo de 30 dias. Se você deixou 29 dias, não vai receber a rentabilidade, se deixou 30 dias, vai receber o proporcional a trinta dias. Se deixou 45 dias vai receber a rentabilidade proporcional à 30 dias, por quê? Porque não completou o segundo ciclo, é assim que funciona, mas tem muita gente que não sabe disso.

 

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

E o CDBA rentabilidade dele é a negociada com a instituição que está captando recurso, o mais normal, é negociar x% do CDI, a taxa CDI é uma taxa próxima a da Selic, em torno de 2% ao ano hoje. Só que você negocia, 80%, 100%, 120%, 150%, 200% do CDI, depende da negociação que tiver com a instituição financeira.

Diferentemente da Caderneta de Poupança, no CDB o investidor paga imposto sobre o rendimento e mais ainda, se ele resgatar antes de 30 dias além do imposto de renda terá que pagar o IOF, mas a boa notícia é:

Têm rendimento diário!

Passando de 30 dias, não tem mais o IOF e continua apenas o imposto sobre o rendimento e dependendo do prazo de permanência no investimento a alíquota vai variar entre de 22,5% a 15% (sobre o rendimento). Imposto funciona assim, zero rendimento ou rendimento negativo, zero imposto, okay?

Muito bem, esses dois investimentos são perfeitos para você colocar as suas reservas de emergência, justamente por terem alta liquidez, quando precisa você pode ir lá e pode resgatar.

Entendeu?!

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.

 

Postagens Relacionadas