Novidades, Podcast

TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS – SEGUROS E ACESSÍVEIS

E aí, tem R$ 40,00 ou mais, gostaria de fazer uma aplicação segura? Então presta atenção que vou te dar a dica: Títulos Públicos Federais! Para adquiri-los diretamente no Tesouro Direto. Entra na plataforma do Tesouro Direto, faz o cadastro, indica uma conta corrente que é para debitar e creditar o dinheiro, avisa o teu banco, ele vai te liberar o acesso te enviando uma senha, você volta na plataforma, troca a senha e pronto, pode escolher os seus títulos.

Vamos entender um pouco mais sobre os títulos.

Se você quer um título altamente líquido, comparado a uma poupança que você resgata o seu dinheiro e um dia, o título ideal é o SELIC (LFT), eles têm altíssima liquidez, todos os dias você pode liquidar e no outro dia já ter o dinheiro na sua mão. Os títulos SELIC, vão acompanhar a taxa básica da economia, ou seja, você vai ter ali a rentabilidade da SELIC naquele período ou muito próximo disso.

Quer fazer uma poupança para a sua aposentadoria? Eu recomendo os títulos IPCA+ (NTN-B), que são os títulos que vão remunerar conforme a inflação, porque o IPCA é inflação oficial do governo, e o +, é a taxa de juros combinada. Essa taxa, você enxerga lá na plataforma e o IPCA é conforme vai variando a inflação, ou seja, o seu dinheiro vai sempre estar atualizado pela inflação e mais esses juros ainda.

Agora, se aposta que a taxa básica da economia (Selic) vai cair, então compra um título pré-fixado (LTN e NTN-F), porque aquela taxa que você enxerga lá que o governo vai te pagar, aconteça o que acontecer na economia ela vai te pagar aquela taxa, portanto, se a taxa da economia cair, você fica bonito na foto, apostou bem!

Alguns títulos lá no Tesouro, pagam juros semestrais (cupons), todos os títulos que tiver a terminação “com juros semestrais”, é porque eles pagam juros semestrais. Precisa? Se não precisar receber juros periódicos, escolha um sem essa terminação, no prazo acima de 180 dias, o importo será menor.

Fique esperto, fique ligado e entenda mais…

Eu sou a professora Solange Honorato da Academia do Bancário e Acamef.

Até o nosso próximo boletim.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *