Novidades

Aquisições de Bens e Serviços através do Consórcio

 

Você conhece a modalidade de aquisição de bens e serviços através do consórcio? Você já teve algum consórcio? Eu já tive vários, então vou comentar aqui sobre essa modalidade.

 

Todo mundo sabe, que o consórcio é a união de várias pessoas que têm o mesmo objetivo que é adquirir aquele bem. Este bem ele é sorteado mês a mês, até o final do plano, todos integrantes receberão o seu bem, ou melhor dizendo, a sua carta de crédito para adquirir o seu bem.

No consórcio temos como ANTECIPAR A CONTEMPLAÇÃO ofertando lances que é uma parte antecipada dos pagamentos. Após ser contemplada pela modalidade de lance, o consorciado pode escolher em reduzir a quantidade de parcelas ou diminuir o valor da sua parcela.

 


Lembrando:

Nem todo lance ofertado é vencedor, porque o lance tem que complementar o caixa para poder ofertar um bem a mais, mas fique tranquilo porque se você ofertar um lance e seu lance não for contemplado, você também não precisa pagar nada.


 

Administradora

Outra coisa que precisamos ficar atentos é sobre a administradora. Toda administradora deve ser autorizada a funcionar pelo Banco Central (BACEN). Portanto, para você saber se a administradora está em dias com as suas autorizações, faça uma breve pesquisa lá no site do Bacen. E já aproveita para ver se essa administradora tem muitas reclamações, se tiver, sai fora! Porque nós temos tantas ótimas administradoras de consórcios no Brasil que você não precisa aceitar uma que não está sendo bem avaliada na opinião dos participantes.

Combinado!?

 

O consórcio não cobra juros, mas essas taxas impactam no valor do bem, então fique atento, pois além da taxa de administração, temos a taxa de Fundo de Reserva. Essa taxa é benéfica porque ao final, você recebe a sua taxa de volta, então opte sempre com a administradora com a menor taxa de administração, agora quanto ao fundo de reserva, não se preocupe muito porque essa é uma taxa benéfica e você receberá de volta no final do plano.

O melhor dos mundos seria comprar à vista, se não der para comprar à vista ou você precisar fazer uma poupança forçada, dê uma olhadinha com carinho nesta modalidade de aquisição através do consórcio. É muito fácil você adquirir uma cota e participar de um grupo, lembrando que na hora do sorteio, você pode ter que provar a sua capacidade de pagamento, mas isso é depois.

 


Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas