Novidades, Podcast

A hora certa de investir na Bolsa de Valores é agora?

 

Você deve ter acompanhado o índice Bovespa que voltou ao patamar de março, antes da pandemia e talvez esteja se perguntando será que é um bom negócio eu comprar ações agora?

Vamos entender como é que funciona essa dinâmica?

Funciona assim: quando os investidores têm uma expectativa positiva em relação aos mercados, os preços sobem, porque a expectativa positiva supõe que esses mercados vão gerar mais lucros e toda empresa que gera mais lucro, ela vale mais. E o contrário também é verdade, quando a expectativa dos investidores aos mercados ou especificamente em um ou outro mercado, e essa expectativa é negativa, então espera-se que essa empresa não gera resultados suficientes e acabam então se desmotivando em manter esses ativos e vendem.

Quando tem mais vendedores do que compradores, o preço cai, quando tem mais compradores do que vendedores, o preço sobe. Isso acontece em qualquer ramo de negócio do mundo. Pois bem, e agora, será que esta recuperação do Ibovespa ele vai continuar ascendente? Temos alguns analistas dizendo que essa recuperação vai bater a 120 mil pontos ainda este ano e outros já são mais conservadores.

Mas o fato, na realidade é que toda análise é uma simulação que pode ou não ocorrer.

É como você ouvir a previsão do tempo achando que vai chover e aí não chove, acaba dando umas pequenas gotas naquele local que você está, e acaba chovendo em outro lugar, talvez até próximo. Então, esta é a dificuldade de acertar em uma expectativa.

E outra coisa é certa, quem já entrou e comprou ações quando estavam desvalorizadas, lá no começo da pandemia, se vender essas ações hoje, então vai realizar este ganho, vai realizar este lucro. A diferença entre o que pagou para o que está agora.

Agora, nada prova que se você entrar agora ou se esta pessoa não liquidar os teus lucros e esperar para o futuro, que este futuro vai ser maior ou menor, infelizmente é assim.

Preço justo da Ação

Tem outro tipo de análise que você busca entender o preço justo da ação, que aí tem a ver com o capital da empresa, tem a ver com o poder de geração de lucros da empresa, e aí sim, você que tem algumas empresas que estão com o preço justo abaixo do mercado ou estão acima. Eu aposto mais nesse tipo de análise.

Bom, eu posso não ter ajudado muito, mas talvez eu tenha feito com que você reflita um pouco mais. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Então, tomem as tuas posições, façam tuas apostas e o futuro dirá se deu bom ou se deu ruim.

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas