Novidades, Podcast

Porque uma notícia faz a Bolsa B3 despencar e o Dólar disparar?

 

Como que uma única notícia tem o poder de fazer com o que a Bolsa despenque e o Dólar dispare. Vamos entender este exemplo de risco de mercado.

 

Risco de Mercado

O risco de mercado ele é a oscilação, a volatilidade dos preços dos ativos e sim, uma notícia impactam o que os empresários, investidores e até mesmo os políticos, esperam do futuro para um determinado país e esse ‘achismo’, eu acho que vai acontecer isso, faz que os investidores tomem decisões de curtíssimo prazo, por exemplo, “vou liquidar os meus ativos que estão investidos com maior risco e vou trazer para ativos mais conservadores”.

 

B3 & Dólar

Mas quando falamos de bolsa de valores, nossa B3, quase metade dos investidores são estrangeiros e se eles pensam isso também “vou resgatar, vou liquidar meus investimentos para ir para um investimento mais seguro”, na verdade ele está falando “vou tirar do Brasil e colocar nos EUA” e quando ele faz esse movimento, o que ele faz?

Ele vende as suas ações, quer dizer, sobrou, caiu o preço. E ele compra dólar, quer dizer, faltou, aumenta o preço. Então temos sempre esse pêndulo aí: “quando um cai o outro sobe; um sobe o outro cai”.

Muito bem, nem sempre esse achismo perdura e se concretiza. Às vezes em um curtíssimo espaço de tempo, vem outra notícia que já acalma este mercado e aí os investidores retornam porque eles percebem que tem uma oportunidade de trazer as suas moedas valorizadas para cá e ainda comprar ativos desvalorizados. E os próprios investidores locais, podem perceber que com uma oportunidade dos ativos mais baratos na bolsa, também é uma boa hora de investir.

 

O mercado é muito dinâmico e as coisas acontecem com uma rapidez muito grande, portanto, não se espante ao perceber que alguém ganhou ou perdeu uma fortuna em um curto espaço de tempo, porque quer dizer que ele estava presente neste movimento e pior ainda, não é só estar presente, é você entrar ou sair, porque pra quem fica, no longo prazo acaba recuperando essa perda ou talvez, se tem um ganho muito alto ele acaba perdendo uma parte do ganho.

Renda variável é muito dinâmica e sofre mais rapidamente com notícias e movimento político e econômico, ou seja, a oscilação, a volatilidade são instantâneas.

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas