Quando se fala em Finanças, o que vem em sua mente? Facilidade ou dificuldade? Uma palavra pequena com um significado muito grande e expressivo!
Nem todos têm aptidão para trabalhar na área ou domina o assunto, e ainda têm os que sequer conhece bem de números, e por isso que em muitos casos, ocasiona transtornos na hora de planejar a própria vida financeira ou de sua empresa.
A falta de conhecimento ou interesse, além de estacionar a vida em não conseguir poupar dinheiro e até entrar no endividamento, ajuda a piorar ainda mais a economia do país. O Banco Mundial aponta que apenas 3,64% da população no Brasil economiza para o futuro, e dados divulgados em julho de 2021 pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, mostra que a média do I-SFB – Índice de Saúde Financeira do Brasileiro https://indice.febraban.org.br/, foi de 57, numa pontuação entre 0 a 100.
Nessa pesquisa da FEBRABAN realizada com 4.863 entrevistados apontou que 69,4% igualam ou ultrapassam o que ganham com os gastos; 53,5% disseram que as contas mensais reduziram o padrão de vida; 34,1% são capazes de fazer um bom investimento; 37,9% sabem da necessidade de buscar orientação de um profissional e 64,7% afirmaram que não se sentem seguros com seu futuro financeiro.
Cliferson Brocardo, gerente de relacionamento e negócios afirma que a maior parte dos clientes que procuram a cooperativa de crédito onde trabalha, sabe apenas o básico do que é uma conta corrente. “Percebo que o público em geral está habituado a ter dívidas e a gastar, mas conhece pouquíssimas formas de guardar dinheiro. A educação financeira é necessária para todas as pessoas começando pelo mais simples, que é aprender a lidar com o tanto que se ganha e incluir nessa matemática o quanto que deveria ser poupado. A importância disso tudo se reflete na saúde financeira das pessoas e numa vida mais plena”, completa.
Ele ainda explica que “saber lidar com os modelos de investimentos que o mercado oferece quebra antigos modelos de pensamento baseado em que só pessoas ricas investem. Esse é um trabalho duro, mas que faz a diferença na vida das pessoas. Assim que elas descobrem que a partir de poucos reais conseguem acumular valores que podem ser usados para algo maior mais tarde, até seu consumo se torna mais consciente”.
Qualificação essa é a lição!
Enquanto no Brasil as pessoas não buscam uma educação financeira é preciso que os profissionais do mercado se qualifiquem continuamente. Dessa forma, é possível dar suporte e orientar melhor os clientes. Além, claro de que o profissional que busca qualificação sempre está à frente de seus concorrentes.
Conforme Cliferson, buscar cursos e certificados sempre o fez aprender mais e o tornar um profissional mais completo. “Gosto de colocar que os cursos que fiz e fiz com a prof. Solange Honorato da ACAMEF https://acamef.com.br/loja/, me fizeram mais forte como pessoa também, por que a informação passou a estar comigo e eu não dependia mais de um site, um terceiro ou a sorte para tomar decisões que envolvessem meu dinheiro. Hoje, se eu erro com meu dinheiro, eu já sei os riscos que eu corria antes de tudo acontecer. E melhor: sei como superar ou amenizar alguma queda. E hoje me dou o luxo de escolher o que gostaria de fazer”, enfatiza.
No mercado financeiro existem muito desafios, e o gerente de relacionamento e negócios aponta que conhecimento e experiência precisam andar juntos, caso contrário fica mais difícil. “Muitas pessoas sabem muito sobre investimento, pelo tanto que leram. Outros, aprenderam na tentativa e erro. Os melhores que conheci estudavam muito e praticavam com frequência com o próprio dinheiro. Isso é congruência”.
Cada vez mais entender sobre finanças ou ao menos se interessar pelo assunto é necessário perante às dificuldades da economia que o Brasil e o mundo enfrentam. Ter um bom preparo para orientar os clientes nas instituições financeiras ou saber planejar investimentos do financeiro de sua empresa ou da empresa onde trabalha, sem dúvida é muito importante e se você pensa que não é possível essa tarefa de aprender do zero ou entender melhor os caminhos que o mercado financeiro proporciona, a ACAMEF https://acamef.com.br/loja/ mostra que sim, você consegue! Então bora #ACAMEFAR.
“A ACAMEF e, em especial, a Prof. Solange fez esse mundo complexo dos investimentos se tornar na minha cabeça um mundo acessível a todos e um mundo de muitas oportunidades também. Com um linguajar muito simples e prático eu consegui aprender para também poder ensinar. O foco do meu trabalho não é puramente em investimentos, mas eu tenho total autonomia para lidar com isso em determinadas situações, graças ao que eu aprendi. E eu sou muito grato a tudo isso”, relata Cliferson, CEA (Especialista em Investimentos) #ACAMEFOU.
Ana Paula Corrêa
Assessora de Imprensa