Novidades, Podcast

Você sabe qual é a diferença entre: DOC, TED e PIX?

 

Você sabe a diferença entre essas modalidades de transferências de dinheiro entre contas?

Vamos entender cada uma delas:

 

TED

É a Transferência Eletrônica Disponível, pode ser executada até as 17h em dias úteis e o dinheiro cai na conta destino em instantes. Não tem valor mínimo ou máximo, mas ATENÇÃO, pode haver cobrança de taxas que variam de zero até R$18,00 e / ou limites de transferências sem custos de acordo com seu pacote de serviços contratado com a instituição. Bancos digitais costumam cobrar taxas menores.  Ah! E uma vez concluído não é possível cancelar a TED.

DOC

Documento de Ordem de Crédito não tem limite mínimo, mas o valor máximo é de R$ 4.999,99. DOC’s efetuadas até as 21h59 cai no dia seguinte (sempre dias úteis). O custo do DOC costuma ser igual da TED, a diferença fica no valor máximo e a possibilidade de cancelar antes da efetivação da transferência.

 

PIX

Pagamento Instantâneo, a mais nova modalidade de transferências de dinheiro. Caiu no gosto do brasileiro, por sua praticidade, agilidade e baixo custo. O dinheiro entra na hora na conta do destinatário, questão de segundos! O emissor e o destinatário precisam ter suas chaves cadastradas em suas respectivas contas bancárias, que são:

  • Número do Telefone;
  • E-mail;
  • CPF;
  • Chave Aleatória.

Uma mesma conta pode ter várias chaves cadastradas, mas a mesma chave não pode servir várias contas (entendeu?). Há limites de valores, mas aí precisa verificar com seu banco e esses valores se alteram dependendo do horário, por motivo de segurança. Mas de verdade? É uma solução genial até que prove o contrário!

Agora você já sabe sobre as principais modalidades de transferência de dinheiro entre contas.

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas