Novidades, Podcast

Você sabe o que é Come-Cotas

Você já ouviu falar em come-cotas?

Investe ou quer investir em Fundos de Investimento? Então preste atenção!

O come cotas é um imposto automático, de forma antecipada e semestral, que ocorre nos meses de maio e novembro e leva parte da rentabilidade dos Fundos de Renda Fixa, Multimercados e Cambiais.

As alíquotas, podem ser de 20% ou 15%. Se for um fundo que conforme a tributação de curto prazo, a alíquota será de 20% sobre o rendimento; se for um fundo de longo prazo a alíquota será de 15% sobre o rendimento.

Esta tributação, chamada de come-cotas, tem o efeito de reduzir a quantidade de cotas do investidor. Exemplo: você tem 100 cotas, passou o come cotas e você acabou ficando com 97 cotas, não vá brigar com o gerente, viu. Ele não tem culpa nenhuma é culpa do leão.

Já os Fundos de Ações (abertos ou fechados), Fundos Imobiliários e todos os outros fundos que são fechados, não têm esse efeito semestral e antecipado do Imposto de Renda.

Você só paga o imposto quando você de fato liquida e apura os ganhos, mas, tem muita volatilidade nos fundos de ações e falta de liquidez nos fundos fechados.

A maioria dos seres “humaninhos”, acabam aplicando nos Fundos de Renda Fixa, Fundos Multimercados, o que faz a felicidade do leão”

Eu espero que você tenha entendido, eu sou professora Solange Honorato da Acamef e Academia do Bancário.

Eu explico e descomplico!

Até nosso próximo boletim.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *