Novidades, Podcast

Você já ouviu falar em debêntures?

Debêntures são títulos de renda fixa emitidos por empresas de capital aberto (aquelas que tem suas ações negociadas na Bolsa).

Diferentemente das ações que você virou sócio da empresa, debêntures não. Neste caso, você está emprestando dinheiro para a empresa e ela vai te remunerar conforme a oferta que ela coloca no prospecto.

E assim, quanto mais risco de crédito uma empresa tiver, mais ela vai remunerar os seus debenturistas, porque senão ela não consegue captar. Em época de Selic à 2,25% com viés aí para ir para 2%, os investidores estão buscando investimentos com maior risco para tentar exatamente ter um retorno maior e debêntures, com certeza, é uma boa alternativa.

Outra coisa que você tem que se ligar é que nós temos Debêntures incentivadas e as que não incentivadas. As incentivadas o investidor pessoa física ele fica isento de pagar imposto sobre a parte do rendimento, as debêntures que não são incentivadas, você vai pagar o imposto conforme o prazo de permanência ali, que vai na  alíquota  de renda fixa, o mínimo é 15%.

Debêntures um ótimo investimento então para você diversificar a sua carteira, fazer um investimento para longo prazo, porque a liquidez da debênture é muito baixa, ou seja, é preferível que você leve até o vencimento.

Fique esperto, fique ligado e entenda mais.

Eu sou a Professora Solange Honorato da Academia do Bancário e Acamef.

E até o nosso próximo boletim.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *