Novidades, Podcast

Você já cadastrou suas chaves PIX na sua conta corrente?

 

Sabe como funciona? Vamos entender:


Se você tem apenas uma conta corrente e você quer continuar a movimentação nessa conta, basta cadastrar sua chave nela. Você poderá usar seu CPF, o número do celular ou seu e-mail. Mas, se você tem mais de uma conta, então pegue cada um desses que eu acabei de citar e cadastre cada um em uma determinada conta. Você ainda tem também o número da chave, que é mais complicado porque você vai ter que se lembrar dele, mas funciona do mesmo modo.

Faça isso logo!

No próximo dia 16/11, já poderemos usar o PIX e adeus cartão de débito, adeus transferir um dinheiro na conta e esperar até o próximo dia útil para estar disponível, ou fazer uma TED. Com as transferências via PIX, o dinheiro vai na hora.

De pessoa física, não vai ter taxa alguma, já anunciaram que a pessoa jurídica, vai pagar para receber, mas ainda não sabemos exatamente quanto. Uma coisa também foi divulgada, será bem menor do que a famosa TED (Transferência Eletrônica Disponível).

Está aberta a temporada para você cadastrar as suas chaves PIX nas suas contas e, a partir do dia 16 poderemos experimentar e comemorar esta facilidade.

É isso aí!

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

 

Você sabe como abrir uma Conta Corrente?

A abertura de uma Conta Corrente é realizada por meio de contrato feito entre a instituição financeira (banco, cooperativa de crédito) e o cliente. Esse contrato estabelece regras para a movimentação da conta, direitos e obrigações das duas partes envolvidas (a instituição financeira e o cliente), incluindo condições para o encerramento da conta.
 
  1. A instituição financeira não é obrigada a abrir uma Conta Corrente para o cliente;
  2. Trata-se de um acordo voluntário entre as partes.
 
O encerramento de uma Conta Corrente pode acontecer por iniciativa de qualquer uma das partes envolvidas (instituição financeira ou cliente), sem qualquer restrição.
 
Para abrir uma Conta Corrente, o cliente deve, obrigatoriamente, fornecer identificação completa (apresentando os originais dos documentos solicitados). No caso de pessoa física, são necessários documentos como:
 
  • Carteira de identidade (RG) ou documento equivalente;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Filiação;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Entre outros…

No caso do titular da Conta Corrente ser menor de idade ou pessoa incapaz, é indispensável a identificação do responsável. Além da identificação, o contrato da instituição financeira deverá informar:

  • Se é exigido saldo para manutenção da conta;
  • Condições para fornecimento de cheques;
  • Alertas sobre obrigatoriedade de comunicação de alterações cadastrais por parte do correntista;
  • E inclusão do seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), no caso de emissão de cheque sem fundos.

Você pode escolher estes bancos: Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, entre outros de sua preferência…

 

 

Postagens Relacionadas