Novidades, Podcast

Vamos entender: Porque os combustíveis estão caros?

 

Vamos entender o porquê do combustível no Brasil está tão caro?

São dois fatores que afetam diretamente o valor do combustível que você usa no seu carro, especificamente da gasolina e do óleo diesel.

 

Combustível x Óleo

Veja bem esses combustíveis (gasolina, óleo diesel) são cotados em dólar, pois, são uma commodities, são negociados no mundo inteiro. O Brasil é um grande produtor, mas mais ainda ele é exportador. Por quê? Porque nem todo o óleo produzido e extraído aqui no Brasil é refinado, logo exportamos o óleo e importamos os combustíveis (gasolina e diesel).

Mas vamos lá:

Estamos falando de um valor mundial, que é ditado pelo mercado internacional, quando se tem uma oferta maior e um consumo menor, o que acontece com o preço de qualquer produto?

Cai!

E foi exatamente o que aconteceu no começo da pandemia, tinha oferta grande e demanda pequena, ou seja, o preço do combustível foi lá pro chão.

 

E o que está acontecendo agora?

As economias estão se aquecendo e voltando a demanda pelos combustíveis, portanto, estamos chegando no patamar de utilização de antes da pandemia. Então, se aumentou o consumo, já temos uma explicação para o preço do combustível estar maior, okay. Aumento no consumo.

 

E o dólar?

Poxa vida! Na verdade o dólar continua valendo a mesma coisa, o que desvalorizou foi a nossa moeda, foi o real e aí o problema é nosso, dever de casa aqui do Brasil. Mas também com tantas brigas, tantas inseguranças, vai se esperar o que do dólar?

 

Em resumo

Combustível caro porque:

  • Nossa moeda desvalorizou;
  • Aumento no consumo mundial; e,
  • Como o Brasil não é autossuficiente em combustível, podemos até ser autossuficientes em óleo, mas não em combustível.

 

É isso aí, isso vai afetar o seu bolso, vai afetar as economias, mas estamos no mesmo barco. Estamos no Brasil.

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas