Novidades, Podcast

Tem certeza que a rentabilidade que está recebendo é positiva?

Hoje vamos entender o efeito da inflação sobre os teus rendimentos, teus ganhos. A inflação é aquele devorador de patrimônio. Porquê? Inflação é o aumento de preços. Se você tem um dinheiro e deixa de comprar algo e lá na frente este algo aumentou o valor, então este é o efeito da inflação.

Quando você guarda o seu dinheiro para comprar depois, você espera conseguir comprar o mesmo bem e ainda ter um prêmio pela espera que você precisou fazer. Este prêmio é a sua rentabilidade real. Portanto, qualquer investimento que te remunere inferior a taxa da inflação é uma rentabilidade real negativa.

Veja este exemplo de uma rentabilidade positiva: nós temos uma inflação estimada para o Brasil nesse ano de 2020 de 2,5%, baixinha né? Isso é porque da crise mundial, todas as verificações foram para baixo. Muito bem, se você tem um investimento que vai te render 3% (isso é mais do que a poupança, viu), logo sua rentabilidade real positiva será de aproximadamente 0,5% aa. Mas cuidado, se este investimento tiver imposto de renda, em um ano você paga 20% sobre o rendimento, logo 20% sobre os teus míseros 3%, aí acabou, tua rentabilidade real e líquida fica negativa. Real porque descontou a inflação e líquida porque descontou o imposto de renda.

Então o que você precisa fazer para proteger o teu capital?

Procurar um investimento que pague acima da inflação e que de preferência, não tenha imposto de renda para você investidor pessoa física.

E lembre-se, isso ainda pode ficar pior, temos vários países no mundo, onde o investidor não ganha para deixar o dinheiro aplicado no banco. Muito pelo contrário, ele paga para deixar o dinheiro aplicado no banco.

São países quando não têm inflação ou tem inflação negativa e a taxa de juros é muito baixa.

Fique esperto, fique ligado e entenda mais!

Eu sou a professora Solange Honorato da Academia do Bancário e da Acamef.

Até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *