Novidades, Podcast

Selic meta na marca histórico de 2,25%. O que isso significa?

 

Hoje vamos comentar sobre a nova taxa básica de juros da economia, a nova taxa SELIC, cortada mais uma vez pelo Banco Central na data do dia 17 de junho. Estamos na menor taxa básica já vista aqui no Brasil 2,25% aa. Estou dizendo ao ano porque os nossos ouvidos estão acostumados a ouvir 2,25 ao mês, não é o caso, ok.

Bom, o que isso significa para a minha vida e para a sua vida?

Significa que o custo do dinheiro tem que ficar mais barato, para nós também, não para os bancos, não só para os investidores, mas o custo do dinheiro quando você vai tomar um empréstimo, ele tem que estar mais barato, porque o custo do dinheiro baixou, então é essa a lógica para a baixa da taxa de juros. E quando o dinheiro custa menos, ou seja, nós podemos financiar as coisas em um prazo maior, com uma taxa menor, o que isso impulsiona.

Qual o objetivo do Banco Central em cortar mais uma vez a SELIC?

É impulsionar o consumo, porque se estiver mais barato, as parcelas cabendo no bolso, então as pessoas tendem a consumir mais, e consumindo mais isso impulsiona a economia, é tudo um círculo, nada está desconectado.

 

Taxa Básica

Em contrapartida, o Banco Central só pode diminuir a taxa básica da economia se a inflação estiver controlada e a nossa inflação aqui está controladíssima, porque inflação só sobe quando tem alta demanda e o que não está tendo é alta demanda.

Esta pandemia que não é um privilégio aqui no Brasil, é uma pandemia mundial, todos os governos do mundo estão ali vendo medidas no mundo para impulsionar as suas economias e proteger a sua população. Infelizmente é o que dá para fazer, são as ferramentas que o governo tem, a economia não anda bem, justamente por falta de demanda mas vamos crer em Deus que tudo vai dar certo, que tudo vai melhorar, porque uma coisa é certa, esta pandemia vai passar, agora essa taxa de juros aí, vamos então, na medida do possível, aproveitar.

Ah! Estava esquecendo, e você investidor, a sua rentabilidade vai diminuir também. Se você tem aí uma rentabilidade atrelada ao CDI ou a SELIC, que são os investimentos mais comuns, então você também teve aí a sua rentabilidade reduzida porque ela é relativa à SELIC.

 

Fique esperto, fique ligado e entenda mais!

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas