Problemas no relacionamento com a sua instituição financeira ou com algum prestador de serviços financeiros? Acha que está sendo prejudicado? Saiba que você tem alçadas superiores para requerer a solução. Vamos entender um pouco sobre isso? Nós temos três grandes xerifes no mercado, que são: BACEN; CVM; e SUSEP.
Se tem problemas com seu banco, sua cooperativa de crédito, sua administradora de consórcio, uma financeira ou uma administradora de cartões e você já tentou tudo e não conseguiu solucionar, você pode abrir um chamado no BACEN. Inclusive, você tem o número 145 para ligar, mas eu recomendo sempre entrar pelo site que é muito mais rápido, muito prático e a resposta vem do mesmo jeito, em até dez dias úteis, no máximo.
A instituição entrará em contato com você e certamente terá uma grande boa vontade em resolver o seu problema. Nenhuma instituição quer ficar ranqueada nas top mais reclamados do BACEN.
Mas se o problema for com uma corretora de títulos e valores mobiliários com um assessor ou consultor de investimentos, a sua reclamação tem que ser direcionada para a CVM, porque é ela a xerife do mercado de capitais, mercado de valores mobiliários.
Agora, se teu problema é com uma previdência aberta, título de capitalização, ou com uma seguradora ou os prestadores de serviços, profissionais destes segmentos, então você direcionará sua reclamação para a SUSEP.
Lembrando que sempre o melhor caminho é tentar resolver com a própria instituição. Não dando resultado, vá para essas xerifes, que com certeza, em um breve espaço de tempo você receberá o contato do profissional com muito boa vontade para resolver o seu problema.
Entendeu?
Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.