Novidades, Podcast

Responda: Você tem uma reserva de emergência?

 

Deixa eu te fazer uma pergunta: “Você tem reserva para emergência? Você sabia que mais de 50% dos brasileiros não tem dinheiro aplicado algum? Zero”.

Olha só quantas emergências que podem nos acometer, a qualquer um: um sinistro no imóvel, acidente com veículo, falecimento, a perda de um emprego, etc… Quanta coisa que pode tirar a nossa tranquilidade financeira de uma hora para outra.

Agora, muitos me perguntam: “Solange qual é o tamanho ideal desta reserva?”. Bom, nós especialistas recomendamos entre 3 a 12 vezes as suas despesas mensais.

Porque de 3 a 12? Depende muito de como vem, de onde vem o seu dinheiro. Por exemplo, se você é um profissional concursado, você tem uma estabilidade no emprego, se é aposentado também tem essa estabilidade nesse dinheiro que você vai receber, portanto você pode se dar o luxo de fazer aí 3 / 4 meses de reserva para emergência.

O contrário de quem é um profissional liberal, um profissional autônomo, esse já tem que esticar a sua reserva de emergência que cubra as suas despesas no período entre 9 / 12 meses.

 

Reserva de Emergência x Liquidez

Outra coisa que você precisa saber é que este recurso, ele precisa estar aplicado em ativos com alta liquidez, mesmo que escalonado, 50% com liquidez imediata e 50% com liquidez em até três meses.

E quais seriam os produtos com liquidez imediata? Poupança, CBD e títulos Selic (Título Público Federal). E um título que tem uma liquidez aí de três meses? LCI e LCA (que eu gosto muito por sinal).

Lembre-se: “A sua tranquilidade financeira depende do que você faz hoje!”

 

Fique esperto, fique ligado e entenda mais.

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas