Novidades, Podcast

Rentabilidade Negativa no Tesouro Selic – É possível?

 

Hoje eu quero falar sobre um acontecimento não muito esperado, mas que não deve provocar grandes preocupações. Vou falar da rentabilidade negativa das aplicações no Tesouro Selic dos últimos trinta dias, porque isso está acontecendo?

Vamos ao entendimento:

O Tesouro Selic assim como os outros títulos públicos, as debêntures e como qualquer outro título de renda fixa, com exceção da poupança, sofrem a marcação a mercado, que é quanto que o mercado paga naquele título para quem vai liquidar antes do vencimento.

Quando os investidores, não estão com muito apetite de comprar um ativo, o preço desse ativo cai, isso para quem precisa ou quer vender antes do vencimento. E o contrário também acontece, quando os investidores estão com muito apetite para comprar determinado título, eles acabam pagando um prêmio a mais um ágio.

Então, o que fazer nesse momento?

Não liquidar os ativos ANTES DO VENCIMENTO, pois no vencimento o título valerá a RENTABILIDADE COMBINADA CHEIA.

 

Tesouro SELIC

O Tesouro Selic em especial, é um investimento de muitos brasileiros como parte da reserva de emergência, assim como poupança, CDB e fundos de curto prazo, o Tesouro Selic tem altíssima liquidez, basicamente, você liquida na hora que você quer e no outro dia o dinheiro já está na conta.

E porque que está com essa rentabilidade negativa nos últimos 30 dias? Porque o apetite dos investidores diminuiu devido aos últimos acontecimentos na econômica e política, fazendo com que os investidores dissessem:  “opa, espera aí, deixa eu ver o que é que vai acontecer, o governo não está muito bem das pernas, está faltando dinheiro de onde é que ele vai tirar esse dinheiro? E aí, se ele não me pagar?” O que é bem improvável, que ele não pague os títulos emitidos.

O governo tem o menor risco de crédito do mercado.

É isso aí!

Os investidores estão querendo um prêmio maior para emprestar o dinheiro para o governo e quem já emprestou por um valor menor, precisa aceitar vender com desconto, para dar a vantagem exigida hoje!

Eu concordo que é uma explicação meio técnica, mas passando a régua no geral, aplicou em títulos Selic? Espere as cenas dos próximos capítulos, porque ou melhora ou você leva ao vencimento…

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas