Novidades, Podcast

Planejamento Financeiro é semelhante a forma como usamos um GPS

 

Engana-se quem pensa que planejar o futuro é coisa pra rico ou pra grandes empresas! Planejar é como viajar com um GPS, você chega lá no tempo bem aproximado!

E eu sei que não dá pra pensar e focar no futuro se o presente não estiver redondo, encaixado, isso é a maior dificuldade, e também desculpa de muitas pessoas!

 

Então vamos lá!

  • O primeiro passo é arrumar o hoje e suprir as necessidades básicas – e te digo que pra maioria dos brasileiros essa é a etapa mais difícil, e dela, muitos não conseguem sair, se for o seu caso, uma boa estratégia vai te ajudar!

 

Auxílio Emergencial

Valorize seu dinheiro! Veja que com R$ 600,00 do auxilio emergencial, muitas pessoas tem suas necessidades básicas supridas, não desperdice os centavos!

Responda: Quanto você precisa pra suprir suas necessidades básicas como alimentação, saúde, transporte e moradia?

Esse é o teu ponto de partida. Coloque esse valor no topo do seu orçamento, em negrito! Faça sol ou chuva, esse valor tem que entrar.

Agora tem outras coisas como plano de saúde, sua casa, seu carro, viagens, confraternizações… Tudo isso é legal, saudável e demanda dinheiro. O ideal, é você saber o custo de cada um desses desejos e transformá-los em horas de trabalho ou % do seu salário. Talvez precise cortar ou adiar algumas coisas.

 

Juros

Outra dica é não pague juros!  Pague suas contas em dia e quando parcelar, não pague juros!

Sabia que os juros custam 10x mais o que você recebe quando aplica seu suado dinheiro?

Portanto seja eficiente, não pague juros, negocie descontos e aplique o que economizar todos os meses, ou todos os dias!

Estabeleça um mínimo de aplicação mensal, valor a mais pode, valor a menos não é uma opção.

 

Por fim, faça sua hora trabalhada valer mais. Invista no seu desenvolvimento, boas leituras, cursos técnicos, faculdade, especializações, aprenda continuamente! As pessoas não são substituídas porque envelhecem ou as máquinas são melhores que elas, muitas pessoas são substituídas ou então fora do mercado de trabalho porque estão desqualificadas ou ultrapassadas. Dói, mas é verdade!

 Valorize seu passe, sua hora trabalhada e vai ver que o esforço para conquistar seus objetivos ficará menor, logo poderá sonhar com conquistas cada vez maiores.

 

Fique esperto, fique ligado e entenda mais!

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas