Novidades, Podcast

PIX – O novo sistema de pagamento e recebimento instantâneo

 

Você já está inteirado desse novo sistema de pagamento instantâneo que é o Pix?

Calma, ele só funcionará a partir do dia 16 de novembro! Mas se não está funcionando, porque os bancos e as cooperativas e as carteiras eletrônicas estão enlouquecidas, querendo que você cadastre as suas chaves?

Vou explicar: você vai poder cadastrar no mínimo três chaves, uma com o número do seu celular, outra com o número do seu CPF e outra com o seu endereço de e-mail, além de outras. Sempre quando você fornecer/usar uma chave, o dinheiro vai sair ou entrar nesta conta, dependendo da transação que você está fazendo.

Esta é a sua conta corrente lá na instituição financeira, então, às instituições querem manter ou conquistar novas movimentações. Abriu-se uma janela de oportunidades, para que um queira pescar no aquário do outro. O que é totalmente saudável.

 

PIX

O Pix veio para solucionar alguns problemas, exemplo:

  • Ele é instantâneo, você faz a transferência e pagamentos instantâneos e já confirma na hora, em questão de segundos, o Bacen diz que será em menos de dez segundos;
  • O custo é irrelevante, ou é zero ou questão de centavos, ainda não ficou claro pra mim. Sendo assim olha que novidade muito bem-vinda;
  • Outra coisa, você faz tudo isso, apenas através do seu smartphone, você não precisa mais carregar o cartão. Hoje em dia, a gente não leva mais o dinheiro, agora pensa, não precisar levar mais nem o cartão de débito, ou seja, faça um Pix!

Você não precisa cadastrar as suas chaves, mas se você já é correntista das instituições e pretende manter as suas movimentações nessas contas, o faça! E a partir do dia 16 de novembro, vamos experimentar esta facilidade. Eu não vejo a hora!

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas