Novidades, Podcast

Sobe e desce da bolsa, desvalorização do Real e COVID-19

 

Tem tudo a ver!

Raciocine: a Europa decretando um novo lockdown, quer dizer que bota o pé no freio da economia, e, é de se esperar que outros países venham a ter que fazer o mesmo.

Muito bem, as economias se resfriando, desacelerando, obviamente a produção nas indústrias, as prestações de serviços e os comércios também sofrem. Logo os investidores que investem nessas empresas, colocam o pé no freio, realizam (vendem) suas ações e eles voltam a investir em renda fixa.

Quando investidores saem da renda variável (ações) e voltam para a renda fixa, temos dois efeitos, aqui no Brasil sentido como:

Os investidores estrangeiros, que são praticamente a metade dos investidores aqui na B3, liquidam suas ações não acreditando na melhoria dessas empresas e voltam para os seus países de origem, na grande maioria nos Estados Unidos, e investem em renda fixa por lá.

 

Valorização do DÓLAR  &  Desvalorização do Real

Logo quando fazem essa troca de investimento em ações brasileiras e retiram o dinheiro do país, o que é que eles levam de volta? Moeda estrangeira, na maioria o dólar! Nesse caso ficamos com menos moeda estrangeira aqui, e a moeda estrangeira, dólar se valoriza, e o real se desvaloriza. Foi o que aconteceu nos últimos dias, a bolsa caiu, despencou mais um pouquinho e o dólar subiu estando ali na sua máxima. E tudo isso ocasionado pela desconfiança dos investidores.

Na sequência, o que pode acontecer é um aumento na inflação, por conta da alta do dólar, por isso é importante que essa elevação da moeda estrangeira volte o mais breve para patamares menores.

É queridos ouvintes, é certo firmar que o mundo é uma rede, está tudo interligado, o que acontece lá do outro lado do mundo, nos afeta aqui também e o que acontece aqui afeta também várias outras partes do mundo.

Eu espero que você tenha entendido um pouquinho sobre essa volatilidade, sobe e desce da bolsa e oscilação do dólar, e nesse caso, pode acreditar, a culpa é do Covid-19!

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas