Anbima, CEA, CPA

O QUE É ANBIMA E COMO OBTER SUA CERTIFICAÇÃO

Precisa obter o certificado Anbima para CPA10 ou CPA20? Confira a seguir o que é a Anbima e como conseguir seu Certificado para o Mercado Financeiro

Quem já trabalha em bancos, cooperativas de crédito ou instituições financeiras já deve ter ouvido falar sobre a Anbima e a necessidade de obter um Certificado. Mas quem deseja ingressar no Mercado Financeiro ou ainda não sabe o que é Anbima, confira este artigo e saiba para que serve e como obter seu Certificado Anbima.

O QUE É ANBIMA?

A sigla “ANBIMA” é uma abreviação de Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela é uma das maiores entidades financeiras do Brasil, a qual reúne instituições como bancos comerciais, gestoras de patrimônio, corretoras de investimento, distribuidoras e se destina a informar, representar, autorregular e educar a respeito do Mercado Financeiro. Desta forma, a ANBIMA pode ser considerada uma reguladora privada do mercado de ações e de capitais no Brasil.

Continue lendo este artigo e saiba como obter seu certificado CPA 10 e CPA 20 da ANBIMA

POR QUE É IMPORTANTE OBTER UM CERTIFICADO ANBIMA?

Possuir uma Certificação da Anbima é uma exigência comum para quem trabalha em bancos, cooperativas de créditos ou para quem deseja ingressar nesta área. Em geral os profissionais da área precisam obter o certificado para garantir sua empregabilidade, enquanto quem busca ingressar no Mercado Financeiro precisa obter conhecimento e a certificação para aumentar suas chances de conquistar sua tão desejada vaga.

SOBRE AS CERTIFICAÇÕES ANBIMA

As mais conhecidas certificações oferecidas pela Anbima são as CPA-10 e CPA-20, o que significam “Certificado Profissional Anbima” série-10 ou série-20. Deste modo, elas certificam que os profissionais estão aptos a desenvolver suas funções com domínio dos temas e com a segurança necessária para gerir as carteiras de investimentos.

Certificação CPA-10

A CPA 10 é destinada aos profissionais que trabalham com a prospecção ou a venda de produtos de investimento. Podendo ser funcionários de bancos, autarquias ou até mesmo estudantes que buscam conhecimento na área financeira.

A prova para CPA10 é composta por 50 questões, com tempo de 2 horas de duração e é necessário acertar pelo menos 70% do exame para obter a certificação. As datas e horários para realizar a prova podem ser agendados pelo site da Anbima, com opção de realização online ou presencial.

Esta certificação tem validade de 5 anos para quem trabalha em instituições financeiras e de 3 anos para quem não trabalha tem vínculo empregatício na área.

Certificação CPA-20

A CPA 20 também é voltada aos profissionais que trabalham com prospecção e venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras de investimento, dispensa a necessidade da CPA10, sendo superior, pois permite atender investidores qualificados e profissionais, além do varejo.

Esta certificação já engloba todos os temas abordados pela CPA 10 e ainda agrega assuntos mais abrangentes quanto ao Mercado Financeiro e produtos de investimentos.

COMO SE PREPARAR

As provas para obter a Certificação Anbima para Série-10 e Série-20 (CPA10 e CPA20) possuem taxas de 51% de aprovação. Isso significa que pouco mais da metade das pessoas que realizam o teste são aprovadas. Por essa razão, preparar-se para fazer o teste é extremamente importante para garantir sua aprovação.

Embora seja possível encontrar simulados gratuitos na internet, estes materiais geralmente estão desatualizados e não preparam o profissional para o exame de forma qualificada. Por isso, é importante contar com apoio especializado para obter o certificado com mais facilidade.

CURSO PREPARATÓRIO

A Academia do Bancário é líder no mercado preparatório para Certificados Anbima em CPA10, CPA20 e CEA (Certificado mais avançado que os anteriores). Os conteúdos oferecidos pela Academia do Bancário são atualizados mensalmente de acordo com os testes aplicados pela Anbima, além de oferecer simulados com explicativas em vídeo para garantir maior aproveitamento do aluno. Além disso, o curso oferece um exclusivo Seguro Reprovação o qual permite o aluno refazer todo o curso de novo, gratuitamente, em caso de reprovação no teste da Anbima. O curso é mais do que simplesmente passar na Anbima, ele é  voltado para o entendimento dos conteúdos, abordando temas complexos de forma descomplicada, com conteúdo assertivo para as provas e exemplos práticos que podem ser observados no dia-a-dia.

Se você precisa obter o Certificado de CPA10 ou CPA20 da Anbima, entre em contato com a equipe da Academia do Bancário e recebera orientação personalizada para suas necessidades.

Gostou deste conteúdo? Deixe-nos um comentário e diga como poder ajudá-lo a se preparar melhor para seu Certificado Anbima.

Estamos aguardando seu contato, ok?

Sucesso!

Postagens Relacionadas