Novidades, Podcast

O dinheiro PRECISA chegar ao Micro e Pequeno Empresário

 

Pra começar, elas são responsáveis por 75% dos empregos com carteira assinada.

Pessoas desempregadas não se custeiam e não consomem, resultado a economia parada, porque a produção fica parada, o comércio fica parado e a consequência, aumenta mais ainda o desemprego, o governo aumenta seus gastos porque tem que pagar o desemprego e outros auxílios ainda. Então, é a instalação do caos e ela é retroalimentada, acompanhem comigo.

Então porque o dinheiro não chega aos pequenos empresários?

As pequenas empresas querem e precisam de empréstimos com juros baixos, e nós temos o cenário ideal para isso, menor taxa de juros básica da economia, menor inflação, o governo editou medidas para disponibilizar mais recursos ao sistema financeiro, tudo certo. Só que quando o empresário vai lá na boca do caixa o dinheiro não sai.

 

Porque o dinheiro não sai?

Pensa comigo: As instituições financeiras quando elas vão aprovar ou liberar um crédito, esse crédito passa por uma análise, primeira coisa. Os créditos mais aprovados rapidamente são aqueles que tem boas garantias reais, ou seja, o risco do banco de não receber é pequeno porque ele vai lá e pega a garantia.

Segundo é a capacidade da empresa pagar aquele empréstimo, e pra isso ela depende de um fluxo de caixa. Só que atenção, para que a empresa tenha um fluxo de caixa, ela precisa ter consumidor com, dinheiro para comprar o produto ou o serviço dela, se o consumidor está desempregado, ele não vai comprar nada, logo esta empresa não vai ter faturamento para se manter.

Entendeu que o problema é mais embaixo. E porque os poucos créditos aprovados as taxas são exorbitantes? Porque quem vai pagar, vai pagar por ele que vai pagar e vai pagar também por quem não vai pagar, porque o banco já está computando qual é o índice de inadimplência que ele vai ter.

 

E agora? Como sair disso?

É o que a equipe econômica está estudando. Eu acho que precisa saber quem vai garantir essa conta! Se o governo garantir os bancos abrem a torneira, se o risco ficar por conta dos bancos, a torneira está fechada. Ah, mas os bancos não ganham muito dinheiro com empréstimos? Ganham. Mas é uma opção deles querer ou não correr esse risco.

Agora uma coisa é certa: o dinheiro precisa circular, ou todos, micro, pequenas, médias e grandes empresas vão sucumbir.

Veja o que aconteceu com o auxílio de R$ 600,00, que é tão pouco, mas já faz uma diferença grande diferença na economia. Foi um tiro certo! Mas é “socorrei primeiramente os mais necessitados”, agora é garantir que o barco, mesmo ficando parado, mesmo com a economia parada, não afunde. E pra isso, o dinheiro precisa chegar nas micros e pequenas empresas. Vamos acompanhar o que a equipe econômica vai tomar como decisões e como atuações.

 

Fique esperto, fique ligado e entenda mais!

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas