Novidades, Podcast

E aí, responda: Você já planejou a sua aposentadoria?

 

Hoje vamos falar da sua aposentadoria. E vou te trazer aqui o plano da previdência complementar aberto.

Mas antes, me respondam algumas coisas:

  • Com quantos anos você deseja se aposentar?
  • Falta quanto tempo para isso?
  • Você paga o INSS?
  • Vai ter uma aposentadoria social?
  • Qual é o valor estimado dessa aposentadoria?

Agora, a pergunta mais importante:

Este valor é digno para te dar uma aposentadoria digna e confortável ou você vai precisar de um complemento?

 

Previdência

Se você vai precisar de um complemento, uma boa alternativa, são os planos de previdência complementar. Só que você vai ter que fazer algumas escolhas técnicas e isso eu vou já te alertar para você buscar entender mais no momento da contratação. Mas eu já te adianto, o melhor momento pra fazer isso é agora, é hoje! Porque quanto mais tempo você tem até chegar a data da sua aposentaria, menor será o seu esforço, valor mensal, aporte…

 

PGBL vs VGBL

Vamos lá, escolhas técnicas:

Você vai ter que escolher entre um PGBL e um VGBL. PGBL indicado para quem quer abater imposto de renda retido na fonte e para isso você precisa fazer a declaração completa de imposto de renda, você tem então, um benefício fiscal. Agora se você faz a declaração simplificada ou não tem imposto de renda retido na fonte, o teu plano é um VGBL.

Outra coisa técnica que você vai ter que escolher é se vai ser um regime de tributação progressivo, que funciona com as mesmas alíquotas do salário ou regressivo, que ele vai o máximo de 35 para o mínimo de 10% dependendo do tempo de permanência do recurso.

Isso você vai precisar entender melhor para tomar esta decisão, mas a decisão que você não pode procrastinar, não pode “empurrar com a barriga” é a de realmente executar este planejamento, para que você tenha uma aposentadoria feliz, tranquila, confortável e que possa aproveitar este momento de descanso e de felicidade aproveitando todo o tempo de labuta anterior a esse.

 

Você já sabe, fique esperto, fique ligado e entenda mais.

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas