Novidades, Podcast

Investimento imobiliários, investir em imóveis

Como já diziam nossos pais, nossos avós, nossos bisavós “filho, investe em imóvel porque é seguro”.

Muito bem, uma coisa é o nosso imóvel para residir e outra coisa são os imóveis para investimentos, desses, nós queremos rendimentos, alugueis. Mas temos lá alguns problemas para investir em imóveis:

1º O valor não é pouco;

2º Ele pode ficar vago;

3º O inquilino pode não pagar;

E por aí vai, embora o imóvel continue sendo nosso. Ah! E tem mais ainda, o imposto sobre o rendimento dos alugueis, ele é elevado, podendo chegar até 27,5% dependendo dos teus ganhos totais. Então, não é muito fácil.

Agora vou te dar uma outra alternativa para investir em imóveis. Você já ouviu falar em Fundos de Investimento Imobiliários?

Funciona assim, você compra cotas de um fundo e outros tantos investidores farão a mesma coisa, e este fundo então vai comprar imóveis para alugar. E o rendimento desses alugueis são repassados para os cotistas, que são os verdadeiros donos desses imóveis. Olha que legal.

Sem contar que você tem participação em imóveis que você jamais conseguiria comprar sozinho, por exemplo, um shopping center inteiro, um prédio na avenida Paulista. Então isso é muito interessante, muito legal.

Você tem toda gestão profissional para fazer esses trâmites de compra, venda, aluguel, administração, reforma e tudo mais, isso também é muito legal. Isso tem um custo, que se chama Taxa de Administração, mas, perto do ganho eu acho que é pago e que vale a pena sim você entender mais sobre isso aí.

Outra coisa que é legal em um Fundo de Investimento Imobiliário é que o investidor pessoa física, diferentemente lá quando você compra um imóvel fora de um Fundo de Investimento, você pessoa física, você não paga imposto de renda, olha que legal. Então, você tem esse ganho de não pagar imposto de renda, se você for investidor pessoa física, sobre os alugueis recebidos, é tudo de bom.

Bom, quer mais informações sobre investimentos em Fundos Imobiliários? Converse com seu agente financeiro, ele vai te passar mais informações e você também pode pesquisar aí nos bancos e nas corretoras, como fazer para participar desses fundos.

É isso aí fique esperto, fique ligado e entenda mais!

Eu sou a professora Solange Honorato da Academia do Bancário e da Acamef.

Até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *