Novidades, Podcast

Entenda sobre Fundos de Investimento Multimercado – FIM

 

Você conhece os Fundos de Investimentos Multimercados? Vamos entender um pouquinho sobre isso agora?

Os Fundos de Investimentos de uma maneira geral, são ativos de fácil acesso, a partir de 30, 40, 50 reais você já consegue ‘n’ fundos para começar a investir.

Nós temos várias classes de fundos. Temos:

  • Fundos de Renda Fixa;
  • Fundos de Renda Variável;
  • Fundos Imobiliários;
  • Fundos que investem em empresas (que são Fundos de Investimentos em Participação);
  • Fundos de Índices, negociados na Bolsa.

Olha, são mais de vinte mil fundos no Brasil, portanto, as opções são enormes!

 

Fundos de Renda Fixa x Fundos de Investimento Multimercado

Muito bem, qual a diferença entre um Fundo de Renda Fixa e um Fundo Multimercado? Como o próprio nome sugere, aplica em vários mercados, ou seja, tanto em renda fixa, quanto renda variável, quanto em câmbio.

Logo, o gestor tem uma maior flexibilidade, ele tenta buscar a melhor rentabilidade para os cotistas, que são os investidores, portanto, espera-se que um Fundo Multimercado, tenha rendimento superior a um Fundo Renda Fixa, por exemplo.

Ahh! Mas isso sempre acontece?

Não, não é sempre que isso acontece, mas quando se passa a régua depois de um período maior, é o que se espera. Por quê?

Porque os fundos que investem em vários mercados, apresentam um risco maior do que os fundos de renda fixa e quanto maior o risco, maior o retorno esperado.

 

Quando for fazer investimentos em um Fundo

Dê uma olhada nos objetivos do Fundo, através desta pequena leitura, você vai identificar como o fundo vai atingir o objetivo, ou seja, onde vai aplicar os recursos. Em quais ativos? É uma leitura curta e é bem importante. Interessando pelo fundo, sugiro que leia a política de investimento do Fundo, lá estará detalhadinho, onde o gestor poderá aplicar todo o dinheiro do fundo, inclusive o seu se você gostou deste fundo.

É isso aí.

 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas