Novidades, Podcast

Entenda as Diferentes Modalidades e Taxas de Empréstimos Pessoais

 

Quando precisamos tomar um empréstimo não é uma situação nada confortável, mas dentre as opções vamos entender e poder escolher a menos pior.

Nós temos empréstimos pessoais e nós também temos os empréstimos consignados.

 

Nos empréstimos pessoais, você pode fazer sem garantias reais ou com garantias reais, nesta modalidade, com garantia real a taxa já é diferenciada é uma taxa menor. Menor quanto profª? Eu diria que em torno de 30 / 4%.

Aí passamos para os empréstimos consignados. Nós temos os empréstimos consignados para:

  • Setor privado;
  • Setor público;
  • Aposentados e pensionistas.

 

Setor Privado

Se analisarmos essas três situações veja que o setor privado, o profissional que vai ter o seu empréstimo debitado do seu salário mês a mês, pode ser demitido. Portanto o risco para a instituição é um pouco maior. Só que mesmo sendo demitido a situação vai antecipar boa parte do dinheiro que ela emprestou ali no acerto a ser feito na demissão, este é o empréstimo consignado setor privado.

 

Setor Público e Aposentados

Empréstimo consignado para o setor público, provavelmente o profissional não vai ser demitido,  logo, as taxas cobradas para esse segmento são bem menores. Assim como para os aposentados, pois, eles também não vão cessar o recebimento a não ser que venha a óbito.

 

Entendemos que:

Quanto maior a garantia para o emprestador, para a instituição credora, menor a taxa de juros que ela está disposta a cobrar, porque essa é a máxima de todo investimento. Quando a instituição financeira empresta dinheiro ela está fazendo um investimento, e quanto maior o risco, maior o retorno esperado.; quanto menor o risco, menor o retorno esperado.

 

Portanto, se você não está na situação de tomar um empréstimo consignado veja se consegue agregar uma garantia para ter uma taxa menor. Agora se você pode tomar um consignado setor privado você vai ter uma taxa, setor público e aposentados taxas diferentes. Você acabou de entender porque temos muitos aposentados atolados em dívidas com empréstimos consignados e tem outra, às vezes o dinheiro nem foi para o aposentado, foi para um parente próximo que viu ali uma oportunidade de ter uma taxa de juros bem menor do que a disponível para ele.

 

Bom sem entrar em detalhes para você entender, podendo escolher sempre fazendo economia em taxa de juros é o melhor que você pode fazer.

 


Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas