Novidades, Podcast

E aí, que tal trocar a Poupança pelo Tesouro Selic?

 

No começo da semana eu falei que a poupança estava tendo rentabilidade negativa e que as pessoas ficam procurando outros investimentos, o que é normal, para ver se pelo menos conseguem manter o seu capital.

Muito bem, eu vou dar aqui uma boa sugestão que mantém uma altíssima liquidez, ou seja, se você precisar do dinheiro, em um dia você consegue resgatar e não vai oscilar muito porque ele vai continuar acompanhando a Selic assim como a poupança o faz.

 

Poupança

A diferença é que na caderneta de poupança, se você resgatar o seu dinheiro antes de trinta dias, você não tem rentabilidade nenhuma. No título Selic você vai ter uma rentabilidade muito afetada sobre o Imposto de Operação Financeira (IOF), se você resgata em até 29 dias, mas ele tem rentabilidade diária e essa rentabilidade, costuma ficar 100% sobre a taxa Selic, enquanto a caderneta de poupança fica a 70% da taxa Selic, mas calma tem mais um ‘espinhozinho’ aqui.

A caderneta de poupança para o investidor pessoa física, não vai ter a despesa com imposto de renda, já o Título Público Federal, título Selic vai ter imposto de renda.

 

Tesouro SELIC

Funciona assim: Em até 180 dias, você vai pagar 22,5% que é a alíquota máxima, depois ela diminui para 20%, depois para 17,5% e a menor alíquota lá que vai pagar de imposto de renda é 15%, para quem permanecer dois anos ou mais com o título aplicado no tesouro.

Muito bem, se fizermos uma conta rápida assim de padaria, se eu tirar de 100%, 22,5% eu fico com uma diferença superior a 70% que é o que a poupança vai me pagar, então está valendo. O título Selic, vai te dar uma rentabilidade maior que a poupança com o mesmo risco.

E como é que você faz para adquirir este título?

Você entra lá no site do tesouro direto, faça o teu cadastro, inscreva a instituição a qual você tem a conta corrente e a instituição vai te passar uma senha, é rapidinho no outro dia, e aí você volta lá no site do tesouro direto e faz a aplicação. Essa conta corrente que você vai indicar, que pode ser tanto de um banco quanto de corretora de valores mobiliários, vai ser usada tanto para debitar quando você comprar, quanto para creditar quando você liquidar os títulos.

Entendeu? Então é uma boa alternativa, sem perder a liquidez e tentar uma rentabilidade maior, trocar a caderneta de poupança pelo título público Selic.

 

Fique esperto, fique ligado e entenda mais…

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas