Novidades, Podcast

DIVIDENDOS – Distribuição de Lucros das Empresas aos seus Acionistas

Hoje vamos falar de uma estratégia de investimento para recebimento de dividendos das empresas às quais você pode ser sócio/acionista.

Dividendos é parte dos lucros da empresa, todo sócio tem direito a receber parte dos lucros da empresa. Estes lucros podem vir através de divisão de dividendos e pagamento de juros sobre capital próprio. O legal é que dividendos é isento de imposto de renda, juros sobre capital próprio tem uma tributação de 15%, o qual a empresa já retém na fonte, mas pensa o seguinte: se é bom para  a empresa distribuir parte como juros do capital próprio, é bom para o sócio também.

Algumas empresas pagam bons dividendos, geralmente são as empresas que estão consolidadas no mercado, são empresas mais antigas, são empresas que não demandam muito reinvestimento dos lucros, então distribui para os seus acionistas. Empresas como Itaú, Santander, Cemig, Klabin. São algumas das empresas que tem uma natureza de distribuir bons dividendos.

E como você sabe quais empresas tem bons dividendos?

Uma dica é pegar o índice na B3 que se chama Idiv (Índice de Dividendos), pois nesse índice estão listadas todas as empresas que distribuem bons dividendos. Você pode comprar ações dessas empresas e fazer uma carteira diversificada. Não vai colocar todos os ovos na mesma cesta, porque as empresas não são obrigadas a dividir esses dividendos e elas podem reinvestir ou pode acontecer de a empresa não ter lucro, aí não tem nada para dividir,  se não teve lucro…

Essa é uma estratégia para quem quer ter rendimentos recorrentes e, algumas empresas pagam dividendos mensais, outras bimestrais, semestres ou anuais e você pode fazer uma estratégia, inclusive incrementando suas férias, seu décimo terceiro, conforme seu planejamento.

E outra dica que sempre te falo? não coloque 100% do teu capital em ações pois é um investimento de risco elevado e investimento com estratégia para longo prazo.

Para finalizar, além de você receber parte dos lucros dessas empresas as quais você pode ser sócio, você continua detendo capital, as ações, portanto a valorização da empresa reflete nas tuas ações. Eu acho bem interessante, sabendo aí que a Selic está 2% aa e a Poupança 1,4% aa, receber dividendos na casa de quatro, cinco, seis, sete, 8% aa é uma boa alternativa.

Eu explico e descomplico!

Você já sabe: Fique esperto, fique ligado e entenda mais.

Eu sou a professora Solange Honorato da Academia do Bancário e da Acamef.

Até o nosso próximo boletim.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *