Novidades, Podcast

CONSÓRCIO – Modalidade de compra de BENS e SERVIÇOS

 

Hoje vamos falar sobre consórcios, uma modalidade de compra de bens e serviços através da união de várias pessoas com o mesmo objetivo. Através do consórcio pode-se comprar automóveis, caminhões, motocicletas, aviões, imóveis e serviços como cirurgias plásticas por exemplo entre outros.

O consórcio funciona assim:

  • Várias pessoas entram no grupo de consórcios e dividem o valor do bem entre si;
  • O somatório desses valores proporciona o montante de 100% do bem;
  • Faz se um sorteio para saber quem é o felizardo contemplado do mês;
  • No mês seguinte novamente, novamente até que todos tenham seus bens;

Ao final encerra-se o grupo!

 

Para dar oportunidade a quem tem mais pressa, os consórcios podem adotar além do sorteio, a contemplação por lance. Hoje a maioria dos consórcios autorizam usar parte do valor da carta de crédito (valor do bem) para lances e para imóveis ainda pode usar o FGTS.

A quantidade de contemplações vai depender do caixa do grupo, que é proporcional a quantidade de cotistas pelo prazo, adimplência, quantidade de sorteios no mês e valores dos lances. Lembrando que no mesmo grupo pode haver bens objetos com valores distintos. A conta é simples de fazer, mas difícil de explicar aqui, risos.

 

FUNCIONAMENTO DO CONSÓRCIO

O funcionamento do consórcio exige uma administradora autorizada a funcionar pelo Banco Central. Para justificar a razão de existir de qualquer empresa essa cobra uma taxa de administração, essa é a receita bruta da administradora, mas nos consórcios ainda tem outras taxas como seguro de vida e fundo de reserva, esse último é retornado com correções para os consorciados ao final do grupo. Essas taxas costumam variar entre 12 a 20%. Fique de olho!

E aí, está com dificuldade de adquirir um bem ou um serviço? Falta disciplina para guardar o dinheiro todos os meses olhe para esse produto, mas ainda tem a grande possibilidade de antecipar a aquisição através do sorteio ou lance. Pode ser excelente pra você!

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef, eu explico e descomplico, até o próximo boletim.

Postagens Relacionadas