Toda mudança provoca grandes desafios, e é isso que impulsiona ir atrás do novo. Nos últimos dois anos, a pandemia do Covid-19 trouxe a percepção e até a necessidade de trilhar novos caminhos no âmbito profissional.
O desemprego que aumentou muito nesse período, cerca de 12,6% no final de setembro de 2021, conforme índice apresentado pelo Ministério da Economia, fez com que a população buscasse um emprego sólido e com estabilidade financeira.
Desta forma, os bancos e cooperativas de crédito se tornaram alvo nessa busca. Mas como e por onde começar?
A professora Solange Honorato, especialista do Mercado Financeiro e fundadora da ACAMEF vai ajudar com dicas e mostrando quais são os passos a seguir:
– Bancos e Cooperativas de Crédito buscam pessoas com habilidades comerciais, jovens dispostos a desafios mesmo sem experiência. “Se você tem esse perfil, siga em frente!”, incentiva Solange.
– Não precisa ser formado em áreas especificas, mas precisa estar estudando ou recém formado. “Não tem pré-requisito, o importante é ter vontade de aprender sobre o mercado financeiro e se dedicar sempre”, explica a professora.
– Um dos pontos mais importantes quando se busca uma vaga em um banco ou cooperativa de crédito e que a maior parte das pessoas não sabem é ter a certificação da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais.
A ANBIMA é responsável pela certificação e habilitação dos profissionais para atuarem no mercado financeiro em investimentos.
Segundo Solange “Essa é a porta que destrava, porque a pessoa pode ter um perfil maravilhoso comercial, preencher todos os pré-requisitos, mas se não tiver a certificação ANBIMA é quase impossível conseguir uma vaga”.
As certificações da ANBIMA voltadas para atender ao mercado financeiro são a CPA10, CPA20 e CEA (bora #ACAMEFAR). Conforme Solange, se o profissional não tiver pelo menos a CPA10 o currículo é difícil avançar na triagem, e se continua no processo de seleção, acaba não sendo contratada.
Mas, algumas exigências já mudaram também, o que há dois anos a CPA10 era suficiente para entrar na instituição financeira, hoje com a mudança do mercado e concorrência mais acirrada, a CPA20 se tornou a mais eficaz, pois qualifica melhor o profissional para atender as necessidades dos investidores.
– Depois que tirar sua certificação ANBIMA, reserve um dia e cadastre seu currículo em todas as plataformas e empresas de recrutamento.
A prof. Solange ainda dá dicas muito valiosas: “É muito importante que coloque sua certificação com destaque bem no topo do lado direto do currículo. Depois de cadastrar de forma digital, vá pessoalmente nas agências e entregue diretamente para o gerente geral. Não fique decepcionado se não forem atenciosos com você, pois o dia-a-dia deles é bastante corrido, mas, ele guardará seu currículo para posterior análise. Retorne nessas agências até ser contratado ou indicarem para você uma que esteja contratando”. Ela ainda enfatiza, que seus alunos que assim procedem, conquistam suas vagas com prazo de 1 a no máximo 6 meses após a certificação.
Tenha certeza que com seu esforço, a oportunidade vai chegar!
Agora que já sabe quais passos seguir, é momento de buscar e alcançar seu objetivo e a ACAMEF está de portas abertas para ajudar nesse processo. Venha fazer parte do nosso grupo de sucesso #ACAMEFOU e tirar sua certificação ANBIMA.
Ana Paula Corrêa
Assessora de Imprensa